Ferrari 599 GTB, XX e GTO

599 GTB Fiorano

Belíssimo
   
   O modelo 599 GTB Fiorano foi apresentado em 2006 no salão de Genebra para substituir a 575M Maranello. 599 remete a cilindrada do V12 (5.999 cm³) dividida por 10 e GTB é Gran Turismo Berlinetta. O belo desenho, desempenho e tecnologia embarcada faziam parte do pacote, que custava na época 311 mil dólares na Itália.


Os interiores Ferrari refinado na 599

   Além de muito rápida a 599 também é confortável, bancos e volante com regulagens diversas permitem que motoristas de várias estaturas encontrem a melhor posição de pilotar. Foi introduzido na 599 o Manettino, um switch giratório que alternava entre os cinco modos de condução: 
  • Ice: Os controles de estabilidade e tração atuam totalmente, para andar sobre gelo ou neve.
  • Grip Low: Para andar em piso molhado, ondulado ou arenoso, nesse modo o motorista pode usar os paddle shifts.
  • Sport: Controles de estabilidade e tração mais permissivos e ajuste mais rígido dos amortecedores adaptativos.
  • Race: As trocas de marchas ficam mais rápidas, e os controles de tração e estabilidade só intervem quando realmente necessário. Recomendada para uso em pista.
  • CST: Ativa e desativa os controles de estabilidade e tração.

V12 e um ronco espetacular


   Debaixo do capô fica alojado um motor V12 de 5.999 cm³ e 620cv á 7.600 rpm e 62 mkgf de torque á 5.600 rpm e rotação máxima de 8.400 rpm. O câmbio é semiautomático traseiro de 6 marchas, as trocas de marcha são feitas em 100 milissegundos contando acionamento da embreagem, engate da próxima marcha e a retomada da aceleração, e diferencial de deslizamento limitado.

Motor dianteiro e câmbio traseiro
   Os amortecedores ativos chamados de Magnetorheological Damping Control pela Ferrari, trabalham com óleo de baixa viscosidade misturado com partículas de metal dispersas. Eletroímãs presos ao amortecedor criam um campo magnético que faz o óleo mais consistente, tornando sua atuação mais firme.
   



Números de desempenho:
0-100: 3,7 segundos
0-200: 11 segundos
Velocidade Máxima: Maior de 330 km/h.


599 XX



   A 599XX foi apresentada em 2009 no Salão de Genebra para ser o segundo carro da gama do XX-Programmes. Foram produzidas apenas 29 exemplares exclusivos para os clientes/pilotos da marca que foram selecionados para participarem, comprando é claro, por cerca de 1,3 milhão de libras cada.
   
   Homologada e projetada somente para as pistas, a 599XX é um carro de corrida para iniciantes. O downforce foi muito bem desenvolvido e gera uma força vertical de 280 kg a 200 Km/h e 630 Kg a 300 Km/h.



   O uso de muitas peças como, portas, capô, peças do motor fizeram com que o peso do carro diminua, ela pesa 1.450 Kg ao invés de 1.690 Kg da 599 GTB.

   Na mecânica as mudanças também aconteceram. O motor é o V12 de 6.0 Litros, mas, agora ele conta com novo coletor de admissão em fibra de carbono e com fluxo maior e otimizado de ar, pistões revestidos com grafite, tuchos mecânicos ao invés de hidráulicos, escape com menos restrição e limite de giro maior - 9.000 contra 8.400 da 599 GTB. A potência subiu de 620 cv para 730 cv a 9.000 rpm e o torque subiu de 62 mkgf para 69,9 mkgf a 6.500 rpm.
   
   O câmbio é o mesmo da 599 GTB só que com trocas mais rápidas, 60 milissegundos.

   Pneus slick, fazem parte do pacote.
   Foi lançado o Pacote EVO da 599XX, que veio com aerodinâmica ativa e escapamento otimizado, novos pneus, e mais potência 750 cv e o torque para 71,4 mkgf e 35 Kg a menos. Esse pacote custava mais 160 mil Libras.

Asa traseira ajustável no pacote Evoluzione


Números de desempenho:
0-100: 2,9 segundos
0-200: 8.3 segundos
Velocidade máxima: 339 Km/h

599 GTO



   Limitada a 599 unidades a 599 GTO (Gran Turismo Omologato) foi criada para ser a "versão de  rua" da 599 XX, e para isso o carro passou por várias mudanças.

   Com toda a experiência tirada da F1 e do XX Programmes, os engenheiros da Ferrari conseguiram otimizar a aerodinâmica, com assoalho "liso", fluxo de ar de arrefecimento otimizado, difusores dianteiros e traseiros a 599 GTO gera uma força vertical de 144 Kg á 200 Km/h. 

   


   No motor praticamente um transplante da 599XX, para ser homologado de acordo com as regras de emissão Euro 5 o motor passou por algumas mudanças. O virabrequim é o mesmo, redesenhado da XX. Componentes de baixa fricção e um trabalho na dinâmica de fluídos, o coletor de admissão tem geometria maior e tem os dois plenums interligados para compensar as variações de volume e os "trompetes" mais curtos para melhorar a entrega de potência em altas rotações e diminuir perdas.
   
   O coletor 6 em 1 da XX também é usado mas com cuidado para entregar um ronco diferenciado e manter os níveis de emissão dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei européia. O câmbio agora tinha trocas de marcha em 60 milissegundos e possibilidade de multiplas reduções de marchas como na XX. 

   Com tudo isso o motor agora entrega 670 cv a 8.250 Rpm e torque de 63,22 Mkgf a 6.500 Rpm com entrega suave, linear e flexível de potência desde as baixas até as altas rotações. 





   O interior, ainda muito refinado, porém mais simples sem os luxos como sistema de som premium, todo o acabamento de couro e carpetes e bancos confortáveis que são pesados. Com isso a 599 GTO pesa 1.605 Kg, 83 Kg a menos que a 599 GTB.

   


   A 599 GTO fez uma volta no circuito de fiorano em 1 minuto e 24 segundos, 9 décimos de segundo mais rápido que a Enzo, o supercarro da época da Ferrari.



Números de desempenho:
0-100: 3.35 segundos
0-200: 9.9 segundos
Velocidade Máxima: Maior que 335 Km/h.
   
   

  

   



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